domingo, 21 de outubro de 2007

OS PREFEITOS


Vista parcial da Prefeitura Municipal.

Esquerda: Valdizete Nogueira

Direita: Geraldo Verniano

Em 1959, ALBERTO TAVARES foi nomeado o primeiro administrador no município e deveria permanecer como tal até a posse do prefeito eleito. Entretanto, em função da Constituição que previa poder o administrador permanecer apenas seis meses no cargo, findo este prazo, em cumprimento à lei, o prefeito de Cuiabá, Dr. Garcia Neto, nomeou uma comissão que veio a Jaciara e recebeu das mãos do senhor Tavares a Prefeitura e os poucos pertences ( alguns móveis e papéis então existentes).
A comissão, impossibilitada de levar com ela os pertences da Prefeitura de Jaciara, resolveu nomear um fiel depositário para tomar contar e responder por aqueles bens e documentos. Para tanto foi escolhido o Juiz de Paz da cidade, o senhor Antônio Bastos Pereira.
Apesar de responder em juízo pelo bens e documentos em seus cuidados, Antônio Bastos nunca reivindicou o pomposo título que a função lhe outorgava, dessa forma, Alberto Tavares ficou historicamente ostentando o título até 30 de janeiro de 1.963, apesar de então já haver mudado para a capital vários meses antes das eleições municipais que conduziu Antônio Bastos legitimamente ao cargo.
Historicamente Alberto Tavares administrou até 30 de janeiro de 1963.

Em 31 de janeiro de 1963, tomou posse o primeiro prefeito eleito, ANTÔNIO BASTOS PEREIRA, pertencente aos quadros da UDN, na primeira eleição municipal, realizada em sete de outubro de 1.962 e que teve como concorrentes Ramon Araújo Itacaramby, pelo PSD e Paulo Ferreira, pelo PDS.
Na época, havia vinculação de votos: Os votos dos vice - prefeitos, eram dados de forma separada e posteriormente somados ao dos prefeitos. A eleição de Antônio Bastos só foi possível, graças à estrondosa votação obtida pelo seu vice, Dr. Artur Ramos da Costa, médico conhecido como Dr. Chinelão. A gestão Antônio Bastos ficou marcada pela instalação do posto de saúde pública que funcionou onde hoje funciona a 3ª CIA PM/ MT e funcionamento da Ciretran, bem como a instalação da primeira Agência Bancária - BANCO DO POVO, hoje HSBC BAMERINDUS e também o primeiro Posto de Gasolina, de propriedade de José Cassiano da Silva, hoje Posto Shell. Bastos também adquiriu o primeiro veículo motorizado usado pela Prefeitura: Um Jeep Willians.

- RAMON ARAÚJO ITACARAMBY, tomou posse no dia primeiro de janeiro de 1967 tendo como vice prefeito Antônio Borges. Como prefeito, Ramon se notabilizou pelo seu cuidado com a saúde pública aumentando o número de médicos no posto de saúde, que antes era atendido somente pelo Dr. Sebastião (primeiro médico jaciarense) e Dona Nerli, providenciando a vinda do Dr. Arnildo Sulzbacher; construiu a praça Tamoyos instalando lá o primeiro relógio solar da região, que ficava no centro, bem como se revelou excelente taxador de impostos aplicando pesadas multas em proprietários de bicicletas e carroças de tração animal que trafegavam pelo município.

- MÁRCIO CASSIANO DA SILVA, chegou na região em 1954 mais precisamente em São José da Serra mudando-se posteriormente para São Pedro da Cipa e finalmente em 1959 muda para Jaciara.
Foi eleito prefeito por três gestões alternadas: a primeira posse se deu em primeiro de fevereiro de 1970, a segunda em primeiro de fevereiro de 1977 e a terceira e última em primeiro de janeiro de 1993; Márcio é visto pela maioria dos jaciarenses como o grande responsável pelo estado em que se encontra o município atualmente.
É de iniciativa de Márcio Cassiano a construção de obras como o prédio do Fórum local, vários prédios escolares, a policlínica, a instalação da telefonia convencional e a agência do Banco do Brasil no município entre outras.

- ARTHUR RAMOS DA COSTA - 01/02/73 à 30/06/73: Na sua curta gestão, apenas cinco meses, à frente da Prefeitura Municipal, o município recebeu a visita do governador José Fragelli que inaugurou a ampliação do então prédio da Prefeitura, que permitiu o funcionamento das divisões de Saúde e de Serviços Públicos, mais as Secretarias de Educação e Obras, na oportunidade fez o lançamento da pavimentação asfáltica dos primeiros dois mil metros quadrados de asfalto na avenida Antônio Ferreira Sobrinho e também deu início a construção da rodoviária municipal e várias obras de cunho social.

- RAIMUNDO JOSÉ FRANÇA : Com a morte pré-matura do Dr. Arthur Ramos da Costa, o vice-prefeito, Raimundo José França, tomou posse no dia primeiro de julho de 1973, dando continuidade ao trabalho iniciado pelo ex - titular da cadeira de prefeito.

- MÁRCIO CASSIANO DA SILVA: Posse em 01. 02. 77
- GERALDO VERNIANO: Governou o município de primeiro de janeiro de 1983 à trinta e um de dezembro de 1988. Sua gestão foi marcada por um período frutífero e opulento com a realização de grandes obras. Na sua administração o município foi beneficiado com o Projeto Cura que permitiu a pavimentação asfáltica de várias ruas na região central da cidade, adquiriu o prédio onde ainda hoje funciona o Paço Municipal e se notabilizou pelas ações desenvolvidas na área social.

- ARNILDO HELMUT SULZBACHER: Tomou posse primeiro de janeiro de 1989 governando até trinta e um de dezembro de 1992. Apesar de muito querido pela população, o médico e parteiro da cidade como era conhecido, teve uma gestão difícil e desastrosa.
Acuado e perseguido por seus adversários políticos, Dr. Arnildo quase nada conseguiu fazer no município a não ser administrar e pagar na medida do possível as enormes dívidas contraídas pelas administrações anteriores.

- Márcio Cassiano da Silva: Posse em 01.01.93

- CELSO OLIVEIRA LIMA: Tomou posse dia 1º de janeiro de 1.997 e encerrou seu mandato em 31 de dezembro de 2.000. Ex - vereador no município e ex - secretário de finanças da gestão Márcio Cassiano. Prefeito "formiquinha", sua gestão foi marcada pela realização de pequenas obras em infra-estrutura e pela organicidade administrativa, fato até então inédito na história jaciarense.

Na administração de Oliveira Lima, Jaciara e seu potencial eco-turístico foram projetados nacionalmente com a implantação e a realização anual da “Temporada de Esportes Radicais”.

- VALDIZETE NOGUEIRA: Governou o município de primeiro de janeiro de 2.000, à trinta e um de dezembro de 2.004. Sua gestão foi marcada por um período de grandes realizações em obras de infra-estrutura, tais como; pavimentação, construção conjuntos públicos residenciais e de vários prédios administrativos, etc.

Considerado o melhor prefeito jaciarense dos últimos tempos, em virtude das inúmeras obras realizadas terminou seu mandado contando com uma aprovação popular de mais de 80%, fato inédito nos anais políticos de Jaciara.

- MAX JOEL RUSSI: Assumiu o governo do munícípio jaciarense dia 01 de janeiro de 2005.

Sua gestão está sendo marcada, sobretudo pela rejeição da sociedade em relação ao seu secretariado. Ex-vereador, tem se sobressaido como uma "gestão de amigos".

Embora esteja realindo algumas obras significativas, sua administração sofre uma alta taxa de rejeição por parte da população.

2 comentários:

rod disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
rod disse...

INDIGNAÇÃO: Acho incompatível um jornal dessa magnitude incorporar uma “máscara” a respeito de alguns prefeitos que ocuparam seus cargos por mais de uma gestão à base de golpes baixos, perseguindo outros candidatos em seus mandatos.
Uma oposição saudável é feita de democracia e sem necessariamente utilizar de meios ilícitos como perseguições desproporcionais para conseguirem o que tanto almejam.
Mascara-se aqui a real dos fatos, no quesito de que alguns supostos prefeitos fizeram pelo município, principalmente no que tange as policlínicas,etc... Sendo que esses foram nada mais que “sangue sugas” de projetos e se aproveitaram da queda de seus oponentes incorporando seus trabalhos e se vangloriando por algo que não tiveram qualificação e tão pouco capacitação para realizar por suas próprias mãos.
Deus é mais e a justiça divina é sempre feita, seja aqui na terra ou em qualquer outro lugar. Alguns nomes já foram limpos para desmascarar pessoas pequenas que se passaram por grandiosas.