sexta-feira, 19 de outubro de 2007

A ORIGEM DA PALAVRA "CAIÇARA"



O Dicionário da Língua Portuguesa, traduz a palavra Caiçara como, "desbriado", "vagabundo" e "caipira asselvajado", entre outros termos não menos pejorativos. Nos textos anteriores foi feita a menção dos senhores; Antônio de Deus - o Doricão e José Alves da Silva, o vereador, cuja ligação entre ambos é a coincidência do uso do termo em suas vidas.
José Alves da Silva, um dos primeiros vereadores eleitos, era nordestino. Ganhou o apelido de "Caiçara" nas rodas de amigos. Talvez por causa de suas longas pernas, agilidade e destreza, à semelhança da ave tão conhecida pelos então moradores da currutela.
Antônio de Deus - o Doricão, era um verdadeiro "caipira asselvajado". Nada se sabe sobre sua origem, a não ser que era um dos últimos descendentes de uma possível tribo cuiabana autóctone em processo final de extinção.
Quando os representantes da Cipa chegaram no local onde é hoje a chácara do finado Paulo Ferreira, Doricão já morava alí havia vários anos e à semelhança de tantos outros "selvagens" não possuía nenhum título oficial de posse, ocupação ou domínio da terra.
Bom de verborragia, calmo e sobretudo convincente, Paulo Ferreira conseguiu fazer com que Doricão se mudasse do local, com a promessa de que lhe daria outras terras no local que lhe fosse apropriado. Entretanto por vários anos a questão se arrastou, e finalmente Paulo Ferreira, terminou lhe entregando uma quadra perto de onde hoje funciona a Escola Pestalozzi.
O nome e o sobrenome - Antônio de Deus, foi lhe dado como de batismo por Frei Inocêncio, um dos primeiros padres a passar por estas plagas; o apelido - "Doricão", foi colocado pelos moradores da Vila.
Vários moradores de Jaciara puderam conhecer o "Doricão", que até poucos anos atrás trabalhava com sua carroça de tração animal fazendo pequenos fretes.
Moradores mais antigos, nascidos e criados na região, afirmam que além dos índios Bororós, na Cachoeirinha, nas imediações da curretela existia alguns selvagens, de uma suposta tribo indígena denominada Caiçara da qual "Doricão" era um dos últimos representantes.As mesmas fontes descrevem com detalhes as cerimônias de funeral, até então realizadas pelos Caiçaras (tipo velar o corpo do morto até o total estado de decomposição, quando então o esqueleto descarnado era colocado num tipo de balaio, feito de taquara ou juncos e enterrado em pé), inclusive apontam como cemitério deste povo, o outro lado do córrego na estrada velha que levava para Cuiabá, onde existiam, até 1992, algumas mangueiras centenárias, depois da ribanceira no final da atual Avenida Piracicaba.

Foto: - José Alves da Silva, um dos primeiros vereadores eleitos; e o mais votado entre eles.

Nenhum comentário: