domingo, 21 de outubro de 2007

A EVOLUÇÃO DO MUNICÍPIO

- Vista parcial da Av. Antônio Ferreira Sobrinho - 1.973

Em 1950, é elaborado o projeto de urbanização da futura cidade de JACIARA. Surge o primeiro Colégio com duas salas de aula. É demarcada e aberta com foices e machados a Avenida principal, que nasceu com o nome de Tamoyos, hoje Av. Antônio Ferreira Sobrinho.
Três anos depois de elaborado o projeto de urbanização e já em andamento o processo de ocupação ordenada do município, através da lei nº 695, de 12 de dezembro de 1.953, é criado o distrito de Jaciara, ainda município de Cuiabá. O distrito cuiabano durou apenas cinco anos. Consolidado o processo de colonização, em 20 DE DEZEMBRO DE 1.958, o então Governador JOÃO PONCE DE ARRUDA, sanciona, em 20 de dezembro de 1.958, a Lei nº 1.188, criando o município de JACIARA.
Ainda em 1958 tem início a abertura da Rodovia MT - 15 (hoje BR-364) que trouxe um impulso maior ao desenvolvimento no mais novo município matogrossense, pois veio permitir um melhor escoamento da produção para os dois maiores centros de consumo; Cuiabá e Campo Grande, hoje capital do Mato Grosso do Sul.
Em 30 de Junho de 1978, através da Lei nº 4.004, é criada a COMARCA DE JACIARA, composta, além do Município-Sede, pelos Distritos de São Pedro da Cipa e Celma, bem como pelo Município de Juscimeira e seus Distritos: Santa Elvira e São Lourenço de Fátima.
Em virtude da Lei Municipal número 30 / 68 de quinze de julho de 1.968, ,transferiu - se a partir deste ano, o dia de comemoração do aniversário da cidade que desde então passou a ser feita no dia 21 de outubro, data do nascimento de Antônio Ferreira Sobrinho.
Com a promulgação da Lei número 240 / 79, de trinta de abril de 1.979, o município de Jaciara a partir de então passar a ter três feriados municipais fixos, a saber: quatro de outubro, data do padroeiro da cidade - São Francisco de Assis; vinte e um de outubro, data comemorativa do aniversário da cidade e o dia vinte de dezembro ( data da promulgação da Lei estadual que elevou Jaciara à Município) passou desde então a ser considerado dia cívico municipal.

Nenhum comentário: