sexta-feira, 19 de outubro de 2007

MISSÃO DAS IRMÃS CATEQUISTAS EM JACIARA - MT



Um chamado se fez caminho, pois há uma luz que: Irradia, Arde e Ilumina, desde 1915, quando no seio da terra mãe, em Rodeio - SC. , nascia a congregação das irmãs catequistas Franciscanas.
Esta pequena semente, germinou, cresceu e espalhou novas sementes do reino, lançando suas raízes e ramagens para mais longe. Já em 1947 expande a missão para Mato Grosso, chegando em Fátima de São Lourenço. Não demorando muito se fixam também na pequena Vila de Jaciara, no ano de 1959.
Nos primeiros meses as irmãs tomavam as refeições nas casas dos vizinhos, enquanto isto iam providenciando os equipamentos mais necessários para dentro do seu lar.
Nesse mesmo ano ( 1.959) deram início às aulas com uns 30 alunos, cobrando uma mensalidade de Cr$ 50,00 (cinqüenta cruzeiros).
Já havia em Jaciara duas escolas: Um colégio Protestante com 220 alunos e um Grupo escolar com 150 alunos, cuja direção e professores eram também protestantes.
A Escola São Francisco, foi a terceira a ser criada no município, fundada com a chegada das freiras franciscanas.
Como sabemos, todo começo é difícil, também não foi fácil às primeiras religiosas, pois era tudo muito precário, as condições de vida do povo e delas próprio. Mas aos poucos, tudo foi se ajeitando e criando consistência.
Em janeiro de 1960 foi construído, pelo Bispo Dom Vunibaldo, o pequeno colégio, podendo então se atender um número maior de alunos. Também as freiras passaram a residir numa das salas do colégio deixando a outra casa para abrigar as primeiras internas em número de dezessete que foram confiadas a uma moça cujo nome não consta no Livro das Crônicas.
Em 1964, o Colégio São Francisco já contava com 430 alunos e 7 professores.
Atualmente além das atividades pedagógicas, as Irmãs Franciscanas sempre atuam nas capelas, hoje denominadas Comunidades Eclesiásticas de Base, em companhia de um padre.
Para manter-se fiéis à missão e confiantes ao chamado do Mestre, buscamos sempre na força da oração, nos estudos de aprofundamentos e na busca da espiritualidade Francisclariana, procurando estar sempre atualizadas e em consonância com os sinais dos tempos.
Hoje somos três irmãs na fraternidade de Jaciara, pois a Missão está para além fronteira e nossa província está presente em quase todos os estados do Brasil e outros países como Angola e Bolívia, bem como em outras áreas longínquas dentro do estado e na Amazônia.
No Colégio São Francisco contamos com 14 salas de aula em pleno funcionamento, nos períodos matutino e vespertino, atendendo 830 alunos do ensino fundamental.
O prédio é da é da congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas e alugado para o Estado. Somos uma escola estadual. O que nos difere das demais, é que em nossas escolas não há eleição para diretores, ficando este cargo sob a responsabilidade das irmãs, no restante, trabalhamos dentro da política pedagógica da SEDUC.
A escola conta com o trabalho de 48 funcionários entre corpo docente e pessoal administrativo.
Na tarefa de educar, como franciscanas, amante da vida, primamos por uma educação libertadora, a serviço da vida e da esperança.
Nós irmãs hoje além da escola, estamos presentes, no dia - a - dia da nossa comunidade nos trabalhos desenvolvidos junto as famílias, através de visitas, atendimento em caso de doenças e morte, também visitamos algumas comunidades rurais, na tentativa de uma maior integração com os trabalhos pastorais da paróquia.
Concluindo esta temática, acreditamos que a educação é um processo que não acaba, e sim que se aperfeiçoa a cada ser e em cada encontro e situação vivida. A vida nos ensina muitas coisas e nos mostra que somos capazes de aprender sempre.
Texto produzido por : Ir. Evanilda Jumker Cavalheiro
Foto: - Alunos da Escola São Francisco participando do desfile no Dia da Pátria em 7 de setembro de 1.965.

7 comentários:

Unknown disse...

eu estudo na escola sao francisco ano:: 2009.... éh a melhor escola de jacira muito massa super colegas legais ;D ..


assinada::: Andrieli

Unknown disse...

eu ja estudo no São Francisco há 7 anos, e la aprendi muitas coisas, é a melhor escola estadual de jaciara e me orgulho de participar dela !
alem de ter otimos professores tem tambem otimas pessoas pra ajudar e alem de tudo tenho grandes amigos lá.
Esse é meu ultimo ano la , e só tenho a agradecer por tudo mesmo !
OBRIGADO:Professores,coordenadores e amigos !**

Profª Mª de Fátima disse...

Iniciei minha vida profissional na Escola S. Francisco, onde minhas filhas também foram alunas.Na época a diretora era a Ir Valdina Largura. Temos ótimas lembranças dos tempos de Escola. Hoje, ainda trabalho numa Escola Franciscana aqui do RS, na cidade de Cruz Alta. Minhas filhas já estão formadas, mas somos gratas ao início de tudo.
Saudades

Anônimo disse...

por favor gostaria de encontrar um velho amigo que deu aulas na sao francisco, professor zezinho=jose aparecido teixeira,caso conheçam,me avise.obrigada

Anônimo disse...

por favor gostaria de encontrar um velho amigo que deu aulas na sao francisco, professor zezinho=jose aparecido teixeira,caso conheçam,me avise.obrigada

Unknown disse...

alguém tem noticias da irmã Maria Osemer primeira professora dessa escola junto com a irmã Carolina

Unknown disse...

Eu tbem fui aluna da Ir.Maria Ossemer e da Ir.Carolina.Sinto saudades desse tempo.