domingo, 21 de outubro de 2007

DADOS GERAIS DO MUNICÍPIO













Principais culturas: Cana de açúcar, soja e algodão


- LOCALIZAÇÃO
Localiza - se na Região Sul do Estado de Mato Grosso, na microregião de Rondonópolis (MR-538), na depressão denominada Rio Paraguai, calha do Rio São Lourenço.
Coordenadas geográficas: latitude sul - 16º02’30’’ e longitude oeste -54º59’45’’.

- EXTENSÃO TERRITORIAL
Com uma área de 1.801,41 km² , está distante da Capital 127 km em linha reta e 142 km pela rodovia BR-364.

- LIMITES
Norte: Campo Verde
Sul: São Pedro da Cipa.
Leste: Dom Aquino.
Oeste: Santo Antônio do Leverger e Juscimeira.

- DISTRITO
O município de Jaciara tem apenas o Distrito de Celma, que dista 60 km da sede.

- MUNICÍPIOS ORIUNDOS DE JACIARA
Juscimeira: Criado pela Lei 4.148 de 10 de dezembro de 1.979,
São Pedro da Cipa: Criado pela lei 5.906, de 20 de dezembro de 1.991.

- PRINCIPAIS COMPONENTES DO RELEVO
A unidade geomorfológica que domina a maior parte da região é denominada Planalto dos Alcantilados, modelado por rochas paleozóicas do grupo Aquidauana. Este planalto, naturalmente, dissecado, deu origem à vários segmentos que recebem denominações locais como: Serra da Areias, situada em sua porção central, Serra de São Lourenço, Coroados e São Jerônimo, que desempenham papel decisório entre a microregião e a Baixada Cuiabana.
57,5% do território do Município são de áreas praticamente planas. 37,5% são de áreas onduladas, 4% são de áreas acidentadas e 1% de áreas inaproveitáveis.

- TIPO E UTILIZAÇÃO DO RECURSOS HÍDRICOS
O Município é banhado pela Bacia do Rio São Lourenço, que é um dos formadores do Pantanal Mato-grossense.
Além do Rio São Lourenço existem os rios; Tenente Amaral, Prata e Brilhante, e os córregos: Saia Branca, Água Grande, Piraputanga, Bento Ribeiro e Cachoeirinha, todos de muita importância para o município.

- CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS.
O clima predominante no município é o tropical quente e semi-úmido, registrando-se temperaturas elevadas, sendo que as máximas são registradas principalmente nos meses de setembro a outubro e variam entre 32º a 36º, as mínimas, registradas nos meses de junho a agosto, variam entre 10º a 28º.
A temperatura média anual fica em torno de 22º.
Este clima se deve em grande parte à altitude da cidade, 480 metros acima do nível do mar, e a um índice pluviométrico com uma precipitação anual entre 1.750 mm à 2.200 mm/ano, com intensidade máxima em dezembro, janeiro e fevereiro, mostrando dois períodos distintos sendo que a seca dura de maio à agosto nos anos tido como normais.

Nenhum comentário: