sexta-feira, 19 de outubro de 2007

VIOLÊNCIA GRATUITA



A onda de violência que atingiu os céus de Jaciara com o preto da fumaça e o vermelho das chamas oriundas do incêndio na casa de Celso, ergueram – se como um protesto mudo ante a barbárie que se transformou a pacífica manifestação.
Apesar da auréola de pacividade que deveria marcar o protesto estudantil, qualquer cidadão de boa índole sabia perfeitamente que a mesma não terminaria pacificamente como foi supostamente planejada. Com os assassinos presos, tendo em vista que a polícia militar realizou uma das mais belas e rápida captura e elucidação, que justiça queriam os manifestantes? Transferência dos presos para o Carumbé? Linchamento? Qual era realmente o tipo de justiça pretendida? O certo è que a mancha negra que maculou a histórica e pacata Jaciara, também enterrou com ela os reconhecimentos merecidamente devidos ao Tenente Sowinski e seus comandados pela sua atuação na solução e prisão dos assassinos.
Um cidadão que não quis se identificar, resumiu assim o prêmio da captura: “a comunidade jaciarense pecou por omissão e deixou que um trabalho grande e gigantesco feito pelas autoridades fosse manchado pelas pedradas de alguns baderneiros”; isto referindo-se às pedradas levadas pelo soldado Alcedino, cuja vítima tipificou a agressão sofrida pelas autoridades num todo.

Foto: - O soldado Alcedino violentamente atacado por pedradas atiradas por manifestantes. No detalhe, o rosto sangrando.

Nenhum comentário: