sexta-feira, 19 de outubro de 2007

QUEM FOI CULPADO?

Praticamente nove anos depois, a cidade ainda permanece dividida quanta a culpa destes ou daqueles. Como o medo tomou conta das pessoas de bem, os comentários, ainda hoje, são feitos de boca fechada e longe de olhares indiscretos. Apesar da denúncia crime feita pelo ministério público - cujo processo ainda se encontra em andamento; a própria morosidade da justiça em relação ao caso é fator bastante incisivo para que a comunidade continue calada a respeito do fato.
De uma forma geral, todos os suspeitos identificados nas fitas gravadas pelas equipes de reportagem da televisão local; da TV Cidade e das emissoras da capital do estado; ou fotografadas pelos profissionais que apareceram na hora do quebra- quebra, parecem que não estão ajudando muito na elucidação dos fatos.
Entre as pessoas mais visadas de forma geral, o então presidente da AME; -Associação Mato-grossense de Estudantes Segundanistas de Jaciara, Ari Viana – um dos comandantes da manifestação e um dos organizadores da passeata, depois de um breve desaparecimento de circulação, desaparecimento este segundo ele “em sua casa aguardando as fatos”, deu as caras, foi à Delegacia de Policia, prestou o depoimento de praxe e se eximiu; bem como aos demais estudantes; do trágico fado. Segundo Ari, em uma de suas entrevistas ao canal local de televisão, “os grandes responsáveis pela baderna que dividiu a história de Jaciara, foram políticos inescrupulosos e alguns baderneiros”.
Na época outro elemento apontado como um potencial culpado seria o radialista e então vereador petista, Valdemir Costa, que aproveitando-se da então insatisfação popular com a administração de Celso, sempre que alguém ligava para o seu programa, “Comando Geral”, aproveitava para Lembrar que “apesar das altas taxas cobradas pela prefeitura, a cidade não tinha iluminação pública e a vítima fora assassinada em uma rua cheia de mato e desprovida da referida iluminação”. No seu programa levado ao ar pela Rádio Xavantes, nas manhãs da quarta e quinta-feira que precederam o trágico fato, o então radialista e vereador, não poupou críticas, prenomes ou adjetivos singulares à pessoa e à administração do então prefeito; em sua defesa alega que na hora da manifestação, estava numa reunião no bairro Jardim Aeroporto.
Para o então Tenente, Marcos Sovinski, “os responsáveis são uma meia dúzia de babacas irresponsáveis que a policia vai encontrar e a justiça fá – los-a pagarem pelo que eles fizeram”.

Foto: - O então líder estudantil, presidente da AME/Jaciara; Ari, no pátio da Delegacia, num inflamado discurso à frente dos manifestantes.

Nenhum comentário: