domingo, 21 de outubro de 2007

A EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO


- Vista parcial das ruínas da "Escola Batista" - Primeira escola de ensino inicial no Vale São Loureço.
- Vista parcial da faculdade Eduvale



A primeira sala de aula no Vale São Lourenço, funcionou na sede da Fazenda Brilhante.
A primeira professora, conhecida como tal, foi Aurelina Machado de Moura, uma cuiabana casada com Benigno Marcelino de Moura.
Já na sede do município, o primeiro prédio escolar, foi erguido no local onde hoje está situada a Escola estadual de Primeiro Grau Prefeito Artur Ramos. Feito de madeira, com duas salas de aulas, foi construído em 1.950 e atendia pelo nome de Escola Rural Mista. Posteriormente foi elevado à condição de Grupo Escolar e mais tarde recebeu a denominação de Escola Reunida.
As primeiras professoras a lecionar na Escola Rural Mista, foram, Iraci de Arruda e Nélia Ferreira de Arruda. Com a elevação de Escola Rural Mista para Grupo Escolar, foi indicada pela Prefeitura de Cuiabá a primeira diretora no município, Edna Borges de Oliveira - Dª Dininha.
A exceção de Dª Dininha que possuía o primário completo, as demais professoras não concluíram o curso primário.
O segundo prédio escolar, foi construído pela missionária batista, Ana Wollerman, no fundos do templo Batista, em 1.957. Junto com a missionária veio uma professora de nome Ester, que ao lado de outras protestantes fizeram funcionar na época a melhor escola primária na região. A Escola Batista, como era conhecida, há muito tempo se encontra fechada, porém o prédio ainda permanece de pé.
Em 1.959, as freiras; Maria Ossemer e Carolina Stringari deram início às aulas, numa pequena sala improvisada, no próprio barraco onde moravam. Nascia assim a terceira escola no município. Graças a procura por parte dos pais e o conseqüente aumento do número de alunos, em janeiro de 1.960, o bispo Dom Vunibaldo mandou construir um pequeno prédio escolar que durante muito tempo atendeu pelo nome de “Escola das Irmãs”. Somente a partir de 1.963, a “Escola das Irmãs” passou a ser chamado pelo seu nome oficial “ Escola São Francisco”.
Atualmente o município conta com várias unidades de ensinos; fundamental, médio e superior, tendo como mantenedores as redes públicas; estadual e municipal, no ensino fundamental e médio e a iniciativa privada com o médio e o terceiro grau(superior).

Nenhum comentário: