sexta-feira, 19 de outubro de 2007

UMA HUMILDADE QUE RENDIA VOTOS



O primeiro prefeito eleito, Antônio Bastos Pereira, é destas poucas pessoas que enrique a vida daqueles que o conhecem não só pela sabedoria demonstrada ao longo de sua existência pública, mas sobretudo pela humildade, característica maior do homem com "H" maiúsculo sobre o qual escrevo estas toscas e rápidas linhas.
Antes de ser prefeito eleito, no distrito de Jaciara realizou - se uma eleição para Juiz de Paz.
Afinal, quem era e pra que servia um juiz de paz?
Como que moldado para o cargo em questão, Bastos foi eleito e em nome da paz procurava conviver harmônicamente com todos os habitantes da vila; e na medida do possível animava a todos à viverem da mesma forma.
Mas o maior exemplo de humildade Antônio Bastos demonstrou ao ser indicado como Juiz de Paz e fiel depositário do município jaciarense, quando da nomeação de Alberto Tavares.
Segundo a Constituição em vigor, o administrador só podia exercer o cargo durante, no máximo, seis meses. Como no ano da indicação de Tavares para a função, não houve eleição e a mesma só aconteceria daí a quatro anos, o Prefeito de Cuiabá nomeou uma comissão que veio à Jaciara, praticamente despediu Tavares do cargo e deu ao fiel depositário, além da incumbência de guardar os móveis e a papelada, a difícil tarefa de conciliar a administração local com o descontentamento político que passou a reinar na currutela.
Bastos não se intimidou ante as dificuldades elencadas pelos amigos. Administrou serenamente o distrito, pagando direitinho os três ou quatro funcionários públicos que então havia (entre eles o zelador do cemitério) e nunca tocou trombeta e sequer cobrou qualquer espécie de honorário pelos serviços extras prestados ao distrito.Graças ao silêncio e a humildade de Antônio Bastos, Alberto Tavares ficou conhecido historicamente, por tempo integral, como "o primeiro prefeito".

Nenhum comentário: