sexta-feira, 19 de outubro de 2007

USINA JACIARA: UMA PRIVATIZAÇÃO QUE DEU CERTO



Na busca de alternativas que prendessem o homem no município e desse melhores condições de trabalho à família jaciarense, o governo estadual em 1.962 promoveu a fusão da compra da produção de cana em território municipal, tendo em vista que já nesta época, Jaciara se projetava como um dos mais promissores produtores de cana - de - açúcar.
Até meados de 1.961, existiam vários pequenos engenhos que produziam rapadura e outros derivados da cana de forma artesanal. Numa iniciativa então inédita no Brasil, o governo estadual promoveu a partir da safra de 1.962 a compra de toda plantação de cana, e os canavieiros em troca de incentivos fiscais e financiamento oficial, se comprometeram a vender suas safras para o governo via Usina Jaciara.
Com o compromisso oficializado por parte dos plantadores de cana, em 10 de novembro de 1.962, o Estado, pela Lei 1.765, criou a Usina Jaciara, que teve a sua implantação iniciada logo no ano seguinte (1.963). Para seu funcionamento rápido, a maior parte dos seus equipamentos foram reaproveitados das usinas, Santa Fé e Conceição ( ambas de propriedade do governo na região sul do Estado - hoje MS) e já em 1.965 produziu a primeira safra.
A Usina Jaciara nos primeiros anos de produção apresentou uma baixa produtividade, devido ao uso de equipamentos obsoletos e à técnica de plantio atrasado. Por estes e outros fatores de ordem administrativa o rendimento não dava nem para pagar os operários. Nesta época a direção da usina era exercida por Superintendentes nomeados pelo governo do Estado.
Um dos superintendentes, Dr. Ivo Cuiabano Scaff, foi o primeiro a defender a tese de que a usina deveria ir para as mãos da iniciativa particular, caso contrário, a política adotada pelo governo em relação ao desenvolvimento industrial na região ficaria definitivamente comprometido.
Em 1.969, o Estado arrendou a usina a uma cooperativa de produtos agrícolas. A cooperativa faliu dois anos depois e o governo estadual teve que ressarcir os plantadores e demais fornecedores da Usina Jaciara, numa operação política, que até os dias atuais gera controvérsia.
Em 1.972, o governo estadual resolve privatizar a Usina Jaciara. Era a primeira privatização de um chamado bem produtivo e/ou industrial a ser realizado nos moldes das atuais privatizações. Graças à esta iniciativa, os irmãos Naoum - Mounir, Wiliam Habib e George Habib - passaram a ter o controle acionário da empresa e assumiram a direção da Usina.
Nascia o novo tempo da tecnologia de cerrado. Primeira usina produtora de álcool e açúcar no Estado, a Usina Jaciara recebeu um tratamento especial por parte dos novos dons. Os irmãos Naoum modernizaram a lavoura, reformaram os equipamentos, ampliaram o quadro de fornecedores de cana e adquiriram mais terras.
Com o aumento da produção de terra, o maquinário existente não suportou o acúmulo de safras. Os irmãos Naoum substituíram os equipamentos por outros maiores e mais modernos e reestruturaram o edifício da Usina.
Assim, graças à participação da iniciativa privada, o empreendimento foi salvo e por duas décadas consecutivas, a Usina Jaciara foi a única produtora de álcool e açúcar no Estado. Somente a partir do final da década de oitenta, apareceram outras usinas produtoras de açúcar em Mato Grosso.

Foto: - Vista parcial da Usina Jaciara

Nenhum comentário: