domingo, 21 de outubro de 2007

POTENCIALIDADE DO SOLO

- IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA DA FAUNA E FLORA

Em relação aos tipos de solos encontrados na região de Jaciara, podemos citar os seguintes:
Latossolo vermelho-amarelo: permitem emprego de implementos agrícolas, geralmente encontrados em relevos planos e suavemente ondulados.
- Latossolo vermelho-escuro: ocorre predominantemente na região leste do município em formas de manchas e possui de 9 a 18 % de teores de ferro por texturas argilosas.
Podzólico vermelho-amarelo: possuem boa reserva de elementos nutritivos possibilitando condições favoráveis à implantação de qualquer empreendimento agropecuário, localizado a sudoeste do município.
- Areias Quartzosas: praticamente inviável para o uso agrícola, sendo de utilização restrita a pastagens extensivas e aproveitamento das espécies vegetais nativas. Localizam-se ao sul do Município.
- Solos Concrecionais: desaconselháveis para o uso agrícola e ocorrem principalmente na parte norte.
De uma forma geral e com relação à extensão de cada tipo de solo, pode-se dizer que a maior parte da área do Município possui solos agricultáveis ou que possibilita a correção.
Com relação à vegetação, podemos afirmar que por Jaciara apresentar condições de solos de boa fertilidade, pode-se encontrar em sua cobertura vegetal matas ciliares, matas de transição e cerrado.
As matas encobrem os vales mais úmidos e as encostas dos cursos dos rios, sendo que as espécies mais comuns são: aroeiras, jatobás, ipês, perobas, angicos e os cambarás, bem como os babacuais. Nos cerrados, as espécies que predominam são o pequizeiros, faveiros, barbatimão, pau-terra, lixeira, etc.
Existe uma reserva florestal que compreende 20% da área do Município, sendo que desta área, 65% é composta de cerrado e 35% de mata.
O perigo da erosão é uma constante no município e já começa a entrar em processo avançado que se intensifica devido as técnicas utilizadas no preparo do solo, tais como a gradeagem excessiva e o desmatamento desordenado.

Nenhum comentário: