domingo, 21 de outubro de 2007

OS PIONEIROS

- Primeira oficina mecânica do Vale São Lourenço: Oficina do Melquiades. In-memorian
- Dª Andrezza Maria de Arruda. Nascida em vinte de fevereiro de 1.913 - 20 / 02 / 13, esposa do falecido vaqueiro Cesídio Alves ( vulgo Cesídio).
Andrezza nasceu no distrito de Fátima de São Lourenço. Chegou em São Pedro da Cipa nos idos de 1.933 e mudou - se para Jaciara em meados de 1.948. Falecida em agosto de 2.007 Ainda hoje encontramos pessoas nascidas e criadas no município ou na região, pessoas estas com as quais se pode traçar um perfil sócio - político - administrativo e / ou histórico do que foi Jaciara antes da década de setenta.


Em 1.947, Milton da Costa Ferreira, fez sua primeira viagem oficial à Cuiabá e concluiu que o Vale São Lourenço era o local ideal para se implantar uma nova colonização. Após vários estudos entrou em contato com o então Governador do Estado, Dr. Arnaldo Figueiredo, para as transações iniciais, demonstrando interesse em colonizar toda a área. Desta iniciativa surgiu a CIPA - Colonizadora Industrial, Pastoril e Agrícola Ltda - composta, inicialmente, pelos sócios: Paulo da Costa Ferreira, Milton da Costa Ferreira, Osvaldo da Costa Ferreira e Navarro da Costa Ferreira.
Pouco tempo depois os senhores Coreolano de Assunção e Nicola Rádica, adquiriram uma área de terras do Governo do Estado, num total de setenta mil hectares, com o compromisso de utilizá-la para colonização, área esta que foi incorporada e comercializada pela CIPA. Feito os ajustes necessários, veio para Jaciara o pai dos Ferreiras, Antônio Ferreira Sobrinho, que criou novas perspectivas e contribuiu decisivamente para o sucesso da colonização. Pela sua influência e presença constante em todas as ações e decisões envolvendo a nova colonização, Antônio Ferreira Sobrinho se tornou nacionalmente conhecido como o fundador da CIPA.
Os primeiros colonos chegaram dois anos após a primeira viagem de Milton Ferreira a Cuiabá. Em 1.949 foram plantadas as primeiras lavouras nas terras comercializadas pela CIPA.
Posteriormente, chegaram os fundadores de Jaciara; a família Ferreira: Milton da Costa Ferreira, Paulo da Costa Ferreira, Navarro da Costa Ferreira e o pai: Antônio Ferreira Sobrinho, seguidos de Nicola Rádica, Coreolano de Assunção e outros.
Depois aparecem: Rodes Roldão Rodrigo, Adolfo Menezes, Rodolfo Dacol Bueno, Paulo Leal, Eugênio Sacaramal, Leopoldo Francisco Sonsin, Pedro Galdino, João Rádica, etc.

Um comentário:

analia disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.